Naming e desenvolvimento de marca para clínica de osteopatia, pilates e LPF
- Georgina Morelli Matos
- 27 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Foi um prazer imenso desenvolver este projeto com empresárias tão especiais e competentes como a Jéssyca e a Mariana. 🧡👐
Em todas as nossas conversas sobre a clínica, me ficou latente a vontade delas de criar um espaço de saúde que fosse funcional, moderno, disruptivo e inspirador. Um lugar onde as pessoas sentissem prazer de estar, de fazer parte.
O projeto começou pelo entendimento do que seria o negócio, o seu posicionamento e atributos que a marca deveria conter. Assim, foi a vez de passarmos pelo processo de naming, que resulta em até 3 opções de nomenclatura que, antes de serem passadas às clientes, passam por uma pesquisa de viabilidade de registro.
Com a escolha do nome, podemos avançar para o briefing do desenvolvimento da marca. Uma etapa importante que gera um documento com diversas informações valiosas para desenvolver o projeto.
Antes da apresentação e defesa do conceito, é feita a apresentação do moodboard, um painel que indica o conceito adotado e este é validado pelas clientes antes de ir para o desenvolvimento da marca propriamente dito.
Na apresentação, além do conceito final, embasamos nossas escolhas, formas e cores. Além disso, explicamos as escolhas com base na parte técnica que envolve o projeto. Neste caso, da Clínica Palma, uma premissa técnica é que a marca tivesse facilidade de aplicação nos mais variados suportes.
Também apresentamos nesta etapa de defesa a marca aplicada em diversas possibilidades, para que as clientes possam tangibilizar o projeto e entender como ele funciona na prática.
Quando aprovado, o que, por sinal, somos muito bons em fazer de primeira, o projeto segue o curso para montagem do manual da marca, enxoval e aplica-se a identidade visual nos itens combinados previamente antes do início do projeto.
Foi muito prazeroso desenvolver este projeto que tem um claro objetivo e papel tão importante na qualidade de vida das pessoas.
Quando o propósito é claro, o projeto fica mais fácil. Não deixou de ser desafiador. Afinal, a marca e seu nome devem expressar a essência da empresa e esta está recém-nascendo.
Seria fácil para qualquer time de criação colocar uma palma da mão ou folhas de palmeira. Mas não era isso que queríamos. Queríamos uma marca contemporânea, com pregnância e força na fluidez das ondas de uma impressão digital ou no vento que balança a palmeira.
Agradeço imensamente a confiança! Que a marca seja só a expressão visual de um lugar leve, disruptivo e empático com seus alunos e pacientes.

Comments